quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

INSTITUTO HISTÓRICO PRESENTE NA FESTA DA VILA VELHA


Conforme anunciado, o Instituto Histórico e Geográfico da Ilha de Itamaracá realizou na manhã de hoje (08/12) uma série de atividades em homenagem a Nossa Senhora da Conceição de Vila Velha. A programação teve início às 7h, com um passeio, conduzido por Barão e Manu Rodrigues, pela Trilha dos Holandeses, saindo da Capela de São Paulo com destino à comunidade de Vila Velha. No percurso foram visitadas as ruinas da casa do Padre Tenório, um dos líderes da Revolução Pernambucana de 1817, além do Forno da Cal, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e das ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Na oportunidade os participantes tiveram a alegria de desfrutar da apresentação do Maracatu Mosca de Fogo da Casa Uaná, de degustar um pouco da gastronomia local na Cozinha Vila da Conceição, bem como participar do plantio de Ipês, juntamente com os membros do Instituto: Alexsandra Pantaleão, Fernando Melo, Júlio Fernando, Dra. Cristina e Dr. Melo.


A programação também contou com um momento de contação da história sobre a devoção e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Vila Velha, com a participação de Edvaldo Júnior, presidente do IHGII. Ao final, os participantes da trilha desfrutaram de um passeio de barco pelo Canal de Santa Cruz, com destino ao Forte Orange.

Fotos: Dani Morais e IHGII

A história da devoção à Nossa Senhora da Conceição



A devoção à Nossa Senhora da Conceição é muito antiga e remonta ao século XII. Em Portugal, por exemplo, o culto à Imaculada Conceição acontece há mais de 700 anos. Por influência da colonização europeia, em especial, portuguesa, Acredita-se que essa devoção chegou à Ilha de Itamaracá na primeira metade do século XVI e vem sendo perpetuada até os dias atuais.

Embora não seja possível apontar a data exata da edificação da Igreja de N. Sra. da Conceição em Vila Velha, pesquisadores como Frei Adulfo Van Der Vat relatam que o padre Francisco Garcia, membro da comitiva de Sebastião Caboto, celebrou, em julho de 1526, missas em uma igreja situada no povoado da Vila Velha. Esse relato pode ser uma evidência de que a Igreja de N. Sra. da Conceição de Vila Velha é um dos mais antigos templos católicos - senão o mais antigo - ainda em funcionamento no Brasil. Essa evidência também sugere que a devoção à N. Sra. da Conceição, no Brasil, pode ter sido iniciada na Ilha de Itamaracá há mais de 400 anos.

Durante o período da ocupação holandesa, de 1633 a 1654, a Igreja de N. Sra. da Conceição foi utilizada como estrutura militar de defesa. No início do século XIX, a referida igreja teve como pároco o padre Tenório, um dos líderes da Revolução Pernambucana de 1817, revolução esta que tornou Pernambuco uma nação independente de Portugal. Infelizmente a revolução durou apenas 75 dias e teve seus líderes presos e assassinados, dentre eles, o padre Tenório, que foi decapitado, em 10 de julho de 1817.

De acordo o escritor Valdecírio Rodrigues, em 1865, a Igreja de N. Sra. da Conceição passou por uma importante reforma que culminou com a edificação da única torre, até hoje existente. Quase 100 anos depois dessa reforma o templo passou por um período de bastante abandono, fato que foi documentado pelo escritor Célio Meira, em coluna no Jornal do Commercio, em 1963. Na década de 1980, a Igreja de N. Sra. da Conceição, foi restaurada pela FUNDARPE, com recursos do programa de recuperação das cidades históricas financiado pelo Governo federal, com a efetiva participação da comunidade local. Atualmente a Igreja de N. Sra. da Conceição tem como pároco o padre Nilson Lourenço.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

INSTITUTO HISTÓRICO PARTICIPOU, NESTE DOMINGO, DE MISSA DURANTE A FESTA DA VILA VELHA



Membros do Instituto Histórico e Geográfico da Ilha de Itamaracá estiveram presentes, a convite da Paróquia, na Santa Missa realizada ontem (04/12), na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Velha. A participação do Instituto Histórico na solenidade, segundo relata Edvaldo Júnior, presidente do IHGII, reforça a luta do Instituto em prol da preservação da festividade e do templo como patrimônios culturais da Ilha de Itamaracá. O Instituto Histórico agradece ao convite realizado pelo padre Nilson Lourenço @nilson_lourencodasilva e se coloca a disposição da paróquia @paroquianossasenhoradopilar para contribuir com a defesa e preservação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e de sua festividade.

INSTITUTO HISTÓRICO PARTICIPA DE REUNIÃO COM A PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA ILHA DE ITAMARACÁ


Na manhã desta segunda (05/12), Edvaldo Júnior, presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Ilha de Itamaracá, acompanhado de Alexsandra Pantaleão, Coordenadora da Comissão de História, e Dra. Cristina, Secretária Geral, participou de uma reunião com a Promotoria de Justiça da Ilha de Itamaracá. A reunião foi organizada pela Promotoria com o objetivo de promover um diálogo com as organizações ambientais e culturais do município. Na oportunidade, Gustavo, Promotor de Justiça, apresentou proposta de parceria com vista a promoção de projetos nas áreas de meio ambiente, cultura e Patrimônio Cultural. Ao final da reunião, foi indicado que haveria outros encontros onde seria possível aprofundar os debates entorno dos temas apresentados nesta primeira reunião.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 02/2025

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO E POSSE DOS MEMBROS DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO FISCAL DO IHGII   O Presidente do Inst...