quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

A história da devoção à Nossa Senhora da Conceição



A devoção à Nossa Senhora da Conceição é muito antiga e remonta ao século XII. Em Portugal, por exemplo, o culto à Imaculada Conceição acontece há mais de 700 anos. Por influência da colonização europeia, em especial, portuguesa, Acredita-se que essa devoção chegou à Ilha de Itamaracá na primeira metade do século XVI e vem sendo perpetuada até os dias atuais.

Embora não seja possível apontar a data exata da edificação da Igreja de N. Sra. da Conceição em Vila Velha, pesquisadores como Frei Adulfo Van Der Vat relatam que o padre Francisco Garcia, membro da comitiva de Sebastião Caboto, celebrou, em julho de 1526, missas em uma igreja situada no povoado da Vila Velha. Esse relato pode ser uma evidência de que a Igreja de N. Sra. da Conceição de Vila Velha é um dos mais antigos templos católicos - senão o mais antigo - ainda em funcionamento no Brasil. Essa evidência também sugere que a devoção à N. Sra. da Conceição, no Brasil, pode ter sido iniciada na Ilha de Itamaracá há mais de 400 anos.

Durante o período da ocupação holandesa, de 1633 a 1654, a Igreja de N. Sra. da Conceição foi utilizada como estrutura militar de defesa. No início do século XIX, a referida igreja teve como pároco o padre Tenório, um dos líderes da Revolução Pernambucana de 1817, revolução esta que tornou Pernambuco uma nação independente de Portugal. Infelizmente a revolução durou apenas 75 dias e teve seus líderes presos e assassinados, dentre eles, o padre Tenório, que foi decapitado, em 10 de julho de 1817.

De acordo o escritor Valdecírio Rodrigues, em 1865, a Igreja de N. Sra. da Conceição passou por uma importante reforma que culminou com a edificação da única torre, até hoje existente. Quase 100 anos depois dessa reforma o templo passou por um período de bastante abandono, fato que foi documentado pelo escritor Célio Meira, em coluna no Jornal do Commercio, em 1963. Na década de 1980, a Igreja de N. Sra. da Conceição, foi restaurada pela FUNDARPE, com recursos do programa de recuperação das cidades históricas financiado pelo Governo federal, com a efetiva participação da comunidade local. Atualmente a Igreja de N. Sra. da Conceição tem como pároco o padre Nilson Lourenço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 02/2025

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO E POSSE DOS MEMBROS DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO FISCAL DO IHGII   O Presidente do Inst...